
Materiais plásticos para construção: inovação, eficiência e redução de emissões
setembro 12, 2025Mitos e verdades sobre reciclagem do plástico

Banco de imagens
A reciclagem do plástico ainda gera muitas dúvidas — e alguns mitos acabam atrapalhando quem quer colaborar com o meio ambiente.
Apesar de ser um dos materiais mais presentes no nosso dia a dia, muitas pessoas não sabem ao certo quais tipos de plástico podem ser reaproveitados, como deve ser feito o descarte correto e qual é, de fato, o impacto positivo desse processo para a natureza e para a economia circular.
Entender como funciona a reciclagem do plástico é essencial para reduzir o volume de resíduos que vai parar em aterros ou no oceano, além de contribuir para o uso mais consciente dos recursos naturais.
Veja abaixo o que é mito e o que é verdade, além de dicas práticas para tornar seu descarte mais eficiente e fazer parte de um futuro mais sustentável.
Não é possível reciclar garrafas amassadas
Classificação: Mito
No processo de reciclagem, as garrafas passam por prensas que as compactam, então o fato de estarem amassadas não prejudica nada.
Dica prática: amasse garrafas PET antes de descartar. Isso economiza espaço no saco de coleta e evita o acúmulo de ar dentro das embalagens.
Os materiais só podem ser reciclados uma única vez
Classificação: Mito (com exceções)
O plástico pode ser reaproveitdo diversas vezes, transformado em outros plásticos para a mesma utilização, ou em itens úteis como varais, tecidos, vasilhas, entre outros.
Dica prática: sempre verifique o símbolo de reciclagem nas embalagens. Garrafas PET, embalagens de shampoo e potes de alimentos são bons exemplos de plásticos bastante aproveitados pela coleta seletiva.
Produtos feitos com materiais reciclados têm qualidade inferior
Classificação: Mito
Os processos de reciclagem evoluíram bastante. Plásticos reciclados podem ser usados até em embalagens de alimentos.
Dica prática: prefira produtos com selo ou indicação de material reciclado, como sacolas retornáveis ou utensílios plásticos produzidos a partir de resíduos.
Reciclar gasta mais energia do que produzir algo novo
Classificação: Mito
Reciclar consome muito menos energia do que fabricar materiais a partir de recursos naturais. A produção de PET reciclado gasta 79% menos energia do que o PET virgem, por exemplo
Dica prática: sempre que possível, opte por produtos feitos com material reciclado e dê prioridade à coleta seletiva da sua cidade — isso aumenta a eficiência do sistema.
Todo plástico pode ser reciclado
Classificação: Mito
Nem todos os plásticos são recicláveis. PET, PEAD e PP são aceitos na maioria dos centros, enquanto plásticos mistos e embalagens engorduradas costumam ficar de fora.
Dica prática: antes de jogar embalagens plásticas no lixo reciclável, lave-as rapidamente para retirar resíduos de alimentos. Assim você evita a contaminação de outros materiais.
Plásticos biodegradáveis são sempre a melhor opção
Classificação: Mito (com ressalvas)
Embora pareçam ideais, os plásticos biodegradáveis se decompõem apenas em condições específicas, presentes apenas em centros de compostagem industrial. Além disso, plásticos biodegradáveis feitos a partir de alimentos (como o PLA desenvolvido a partir do milho) utilizam terras produtivas que poderiam ser destinadas para a produção de alimentos destinados à população.
Dica prática: Separe os plásticos descartáveis e encaminhe-os para a reciclagem. Esses materiais têm maiores chances de serem reaproveitados da maneira correta. Essa atitude também reduz o volume de resíduos em aterros sanitários.
Separar corretamente os resíduos e conhecer um pouco mais sobre a reciclagem do plástico é um passo importante para quem quer gerar impacto positivo. Ao desmistificar conceitos errados, fica mais fácil praticar hábitos que realmente ajudam o planeta.
Fontes:
BBC https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-52926914
EMBACO https://embaco.com/production/pet-rpet/
Recicla Sampa https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-quais-plasticos-sao-reciclados-e-quais-nao-sao