9 fatos que mostram como o plástico colabora para a sustentabilidade

poluição plástica nos oceanos
O erro mais comum sobre poluição plástica nos oceanos
setembro 8, 2023
sacolas plásticas
Suécia interrompe cobrança sobre sacolas plásticas
setembro 22, 2023
poluição plástica nos oceanos
O erro mais comum sobre poluição plástica nos oceanos
setembro 8, 2023
sacolas plásticas
Suécia interrompe cobrança sobre sacolas plásticas
setembro 22, 2023

9 fatos que mostram como o plástico colabora para a sustentabilidade

plástico sustentabilidade

O plástico é um material importante para um futuro mais sustentável, graças às características que o tornam ideal para diversas aplicações com alto desempenho.

Confira 9 fatos que mostram porque o plástico é sustentável.

Fato 1: Plásticos requerem menos energia na produção

Análises de ciclo de vida (LCAs) revelaram que os plásticos superam materiais alternativos em impactos ambientais, exigindo menos recursos, energia e água e emitindo menos gás carbônico durante a produção e transporte do que materiais alternativos como papel, vidro e alumínio.

Fato 2: Plásticos reduzem o uso de alternativas mais prejudiciais ao meio ambiente

Os plásticos são um substituto sustentável para produtos derivados da madeira, como papel e móveis, por exemplo. A derrubada de árvores necessária para a fabricação desses itens provoca o aumento das emissões de dióxido de carbono.

Algumas já desenvolveram alternativas para substituir a madeira pelo plástico. A EcoPost, uma empresa de fabricação de madeira alternativa, usa 100% de plástico reciclado para criar tábuas de plástico esteticamente agradáveis e de alto desempenho que podem ser usadas em diversos produtos de construção. A POLYWOOD, uma empresa de fabricação de móveis, utiliza 100% de plásticos reciclados em vez de madeira para construir móveis duráveis, poupando árvores e reduzindo o desperdício.

Fato 3: Plásticos ajudam a manter o lixo fora dos cursos de água

Uma engenharia inovadora permitiu que empresas usassem plásticos para limpar vias fluviais. O Clearbot Neo, um barco robótico equipado com Inteligência Artificial, coleta de maneira autônoma o lixo flutuante do movimentado porto de Hong Kong. O barco depende de plásticos para armazenar e transportar o lixo até a costa.

Separadamente, o TrashBoom da Plastic Fischer é uma barreira de plástico projetada para prevenir a entrada de 400 a 1.000 kg de resíduos por semana no oceano, vindos dos rios.

Fato 4: Produtos de plástico são frequentemente reutilizados

Sacolas plásticas de uso único provavelmente serão usadas para mais do que sua intenção inicial, como forros para pequenas lixeiras ou sacos para resíduos de animais de estimação, 

reduzindo ainda mais sua pegada de carbono em comparação com alternativas.

Estudos mostram que proibir as sacolas plásticas levam os consumidores a comprar outros tipos de sacolas plásticas mais pesadas, aumentando as emissões totais à medida que a demanda se desloca para produtos que exigem mais energia e recursos para produzir.

Fato 5: Plásticos podem ser convertidos em produtos sustentáveis

A reciclagem avançada usa calor ou produtos químicos para decompor plásticos complexos em seus blocos de construção originais, preparando-os para usos inovadores,  como conteúdo reciclado para para-choques de automóveis e outros bens plásticos duráveis. A purificação, um tipo de reciclagem avançada, usa solventes para separar polímeros plásticos de aditivos, coloração, odor e outras resinas de resíduos plásticos mistos para produzir conteúdo plástico reciclado de qualidade virgem que pode ser usado em bens plásticos duráveis, como peças automotivas.

Fato 6 Plásticos podem ser transformados em novos tecidos

A reciclagem avançada permite que as empresas reutilizem garrafas de plástico e outros produtos pós-consumo em novos materiais, modernos e sustentáveis. Marcas de alta moda, como Gucci e Prada, usam tecidos Econyl feitos de polímeros de plástico reciclados, como nylon e poliéster, para minimizar o desperdício e aumentar a circularidade na produção têxtil. A marca esportiva Adidas transforma garrafas plásticas recuperadas do oceano em tênis, usando cerca de 11 garrafas por par e desviando centenas de milhões de garrafas plásticas do oceano.

Fato 7: Plásticos ajudam a reduzir o desperdício de alimentos e o uso de recursos

Agricultores usam estufas feitas de polímeros plásticos e redes plásticas reutilizáveis para cultivar culturas em todos os climas. Essas inovações permitem processos de cultivo mais eficientes sem impactar o ambiente ao redor. Além disso, novas iniciativas estão pesquisando métodos para transformar sacos de grãos de plástico e outros plásticos agrícolas em sacos de lixo e madeira plástica, proporcionando ganhos adicionais em sustentabilidade.

No. 8: Plásticos permitem uma infraestrutura de construção segura e sustentável

Especialistas recomendam tubos de PVC, mais eficientes em termos de energia, do que outras alternativas para substituir tubos de chumbo corrosivos. Em casa, a espuma isolante feita de polímeros plásticos é mais eficiente em termos de energia. Segundo um estudo da Society of Plastics Engineers, para cada 40 unidades térmicas britânicas (BTUs) de energia economizada usando isolamento plástico, apenas uma BTU de energia é consumida para produzir o material, tornando-o um produto altamente eficiente.

Fato 9: Plásticos melhoram o desempenho dos veículos

Substituir peças de metal ou vidro por plásticos de alto desempenho permite aos fabricantes diminuir o peso total dos automóveis, aumentando a eficiência de combustível e reduzindo as emissões. Além disso, os veículos elétricos dependem fortemente de polímeros plásticos para reduzir o ruído e a vibração em movimento e proteger as baterias, melhorando tanto a experiência do piloto quanto o desempenho técnico.

Finalmente, tecnologias inovadoras ajudam os fabricantes de automóveis a melhorar a circularidade, reciclando peças de carros plásticos, como para-choques, para criar novos materiais.

Fonte: https://thisisplastics.com/economics/9-things-you-didnt-know-about-plastics-and-sustainability/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *