Braskem divulga estudo comparando uso de copos descartáveis e reutilizáveis: plástico é a melhor opção

Avanços tecnológicos a favor da sustentabilidade da economia circular
outubro 18, 2021
Governo anuncia comissão para incentivar projetos verdes
outubro 25, 2021
Avanços tecnológicos a favor da sustentabilidade da economia circular
outubro 18, 2021
Governo anuncia comissão para incentivar projetos verdes
outubro 25, 2021

Braskem divulga estudo comparando uso de copos descartáveis e reutilizáveis: plástico é a melhor opção

Braskem divulga estudo comparando uso de copos descartáveis e reutilizáveis: plástico é a melhor opção

Com o avanço da preocupação com os indicadores de sustentabilidade e a implementação crescente da economia circular, as indústrias passaram a investir mais na busca por relações mais sustentáveis ​​com o meio ambiente. 

Pensando nisso, a petroquímica Braskem apresentou resultados de um estudo cujo objetivo foi comparar os impactos ambientais de cinco materiais de copos, divididos em duas categorias. A intenção era medir o impacto ambiental desses produtos. 

Para os ensaios foram utilizados copos de 200ml para água, feitos de (1) cerâmica, (2) vidro e (3) plástico PP, na categoria de reutilizáveis e de (4) papel e (5) plástico descartável na categoria de uso único. O estudo também teve por objetivo atualizar os resultados de testes realizados em 2015, com o aprimoramento dos métodos utilizados.  

Os resultados mostraram que uso de copos de materiais descartáveis tem um impacto ambiental pelo menos duas vezes maior do que o uso de copos reutilizáveis. Outro ponto que chama a atenção é o fato do plástico ser a melhor opção de uso, tanto no caso dos reutilizáveis quanto nos descartáveis. 

Os pesquisadores compararam os usos e impactos das duas categorias de material com 100 pessoas, ao longo de 250 dias. O critério era que os copos fossem utilizados pelo menos duas vezes antes de serem descartados ou lavados, no caso dos reutilizáveis. 

O estudo apresenta todo o fluxo dos materiais, desde a matéria-prima até o descarte, passando pelos vários processos de fabricação, armazenamento e transporte. 

Os copos de material descartável saem na frente no quesito impacto na fabricação: Foram 62 500 copos contra somente 60 copos reutilizáveis. E é nessa fase que a utilização da matéria-prima necessária para fabricar os materiais descartáveis causa uma pegada de carbono maior. Isso acontece devido principalmente à ideia de uso único e descarte do material, que poderia ser reciclado em sua quase totalidade. 

Grande parte do impacto dos copos reutilizáveis, nesse caso, fica por conta da lavagem. Foram feitas 62 500 lavagens (mesmo número da quantidade de copos descartáveis), em dois métodos distintos: Lavagem manual e em lavadora de louças. 

A atualização dos métodos mostrou significativa redução do impacto de mudanças climáticas (gases do efeito estufa) para os copos reutilizáveis quando se utiliza o método de lavagem manual, devido ao não consumo de energia elétrica, provavelmente.

Entre os cinco materiais avaliados, o que causa menos impacto é o copo reutilizável de plástico, com um índice que varia entre 0,64 e 1,50 a depender do método de lavagem. Dentre os descartáveis, o copo de plástico também se sai melhor. Ele é menos poluente que o copo de papel, com índices entre 1,37 e 1,84 contra valores acima de 3,0 para o material de celulose.

Independente do material analisado, a conclusão do estudo é que os materiais retornáveis geram um desempenho ambiental melhor do que os descartáveis. Essa vantagem diminui quando se usa máquina lava-louças, mas se mantém alto com o método manual.

Outra conclusão é que o impacto dos materiais descartáveis é muito maior no processo de fabricação, incluindo as matérias-primas envolvidas, enquanto o impacto dos copos reutilizáveis (cerâmica, vidro e plástico retornável) se dá ao longo da vida do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *