Ferramenta avalia potencial de reciclagem de embalagens e estimula a circularidade

plasticultura
Plasticultura: como o plástico pode ajudar na produção de alimentos?
dezembro 8, 2023
plástico sabão
Cientistas desenvolvem método para transformar plástico em sabão
janeiro 5, 2024
plasticultura
Plasticultura: como o plástico pode ajudar na produção de alimentos?
dezembro 8, 2023
plástico sabão
Cientistas desenvolvem método para transformar plástico em sabão
janeiro 5, 2024

Ferramenta avalia potencial de reciclagem de embalagens e estimula a circularidade

reciclagem de embalagens

Divulgação

Uma das soluções para estimular a reutilização e reciclagem de embalagens plásticas é ter um design pensado para facilitar o aproveitamento do material. Com o intuito de facilitar esse processo, a Federação Britânica de Plásticos (BPF) criou uma nova ferramenta para ajudar empresas a garantirem o desenvolvimento de embalagens que atendam aos padrões de sustentabilidade.

A solução, conhecida como Packscore, ajuda designers, marcas e varejistas a avaliarem se suas embalagens são de fácil reciclagem.

Após uma série de perguntas, a reciclabilidade da embalagem proposta é classificada em uma escala de A a F. A ferramenta oferece então sugestões para melhorar essa classificação antes da produção, levando em consideração fatores como peso e capacidade de incorporar material de fácil reciclagem.

“O Packscore pode desempenhar um papel vital para facilitar conversas quando chegar a hora de projetar novos produtos e ajudar os tomadores de decisão a garantir que seus produtos sejam projetados para serem reciclados”, afirma Philip Law, Diretor Geral da Federação Britânica de Plásticos.

Mudanças nas cadeias de supermercado inglesas

A pressão dos consumidores por embalagens mais recicláveis tem sido agravada pelo compromisso recente da Tesco, uma multinacional varejista britânica, de retirar produtos de suas prateleiras que usam embalagens difíceis ou impossíveis de reciclar.

Essa medida exige que os fornecedores da empresa reformulem suas práticas de embalagem para manter seu espaço nas prateleiras das lojas da Tesco.

Tal transição representa um desafio de diferentes graus para os fornecedores da Tesco, dependendo de seu tamanho e capacidade financeira para realizar mudanças potencialmente drásticas. Com o Packscore, é possível otimizar essa transição para que as empresas consigam criar embalagens com alto potencial de reciclagem.

Por meio de soluções inovadoras como o Packscore, é possível estimular a criação de uma cadeia circular para os plásticos. Isso não significa a adesão a um banimento drástico, mas a transição para modelos mais sustentáveis, nos quais o plástico descartável possa ser destinado da maneira correta após o uso, para que seja transformado em outro produto ou embalagem.

Fonte:

https://sustainabilitymag.com/supply-chain-sustainability/bpf-launches-sustainable-packaging-design-tool

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *