Plástico Brasil Xperience 2022: discussões e novidades sobre o mercado do plástico

Copos usados na Corrida de São Silvestre viram caixas organizadoras
agosto 5, 2022
rock in rio
Rock in Rio promove a reciclagem de toneladas de plástico
setembro 16, 2022
Copos usados na Corrida de São Silvestre viram caixas organizadoras
agosto 5, 2022
rock in rio
Rock in Rio promove a reciclagem de toneladas de plástico
setembro 16, 2022

Plástico Brasil Xperience 2022: discussões e novidades sobre o mercado do plástico

plástico brasil xperience

Foi realizado entre 16 e 18 de agosto o Plástico Brasil Xperience, um evento online com palestras, painéis e encontros com profissionais especialistas que discutiu a realidade atual e as perspectivas futuras do consumo de plástico e seus impactos.

Neste ano, o evento foi gratuito e realizado online, bastando apenas um cadastro simples na plataforma para ter acesso aos conteúdos e poder interagir com os outros participantes.

Cada dia foi dedicado a um tema específico: Panorama Setorial, Transformação Digital e Plástico em Transformação.

O conteúdo foi pensado especialmente para atender às principais demandas das indústrias de plástico e seus profissionais, com base em pesquisas realizadas durante as edições anteriores. 

Confira um pouco do que foi abordado durante os três dias de evento.

1° dia: Panorama Setorial

Durante o primeiro dia, que teve como recorte o panorama setorial do plástico, foram apresentadas atualizações de matérias-primas, abastecimento, produtividade, competitividade e perspectivas de mercado nacional e internacional.

Iniciando as apresentações, Antulio Borneo, vice-presidente da cadeia de PET na CDI/ICIS compartilhou dados sobre a produção de petróleo em diversos países, incluindo análises sobre a influência da indústria de transformação de plásticos sobre os principais players do mercado.

A segunda palestra foi  “Situação e Potencial do Mercado Livre de Energia no Brasil”, por José Casadei, Diretor de Comunicação da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). 

Encerrando o primeiro dia de apresentações, foi realizado um painel ao vivo reunindo presidentes de empresas do setor que discutiram o futuro do mercado de plástico no Brasil e no mundo. Nessa discussão, diversos pontos importantes foram abordados, como investimentos na produção, sustentabilidade, inovação, abastecimento e privatizações, entre outros.

2° dia: Transformação Digital

Os conteúdos do segundo dia do Plástico Brasil Xperience foram iniciados com a palestra “Indústria 4.0 como Modelo Viável de Negócios”, com o prof° Antonio Cabral, Coordenador de Pós-Graduação de Engenharia da Embalagem na Mauá, que apresentou vantagens e desvantagens dessa indústria atual para o mercado de plásticos.

Na sequência, ocorreram as apresentações “Digitalização na Prática: como Maximizar a Capacidade Humana e das Máquinas”, com o fundador da Datawake, Luiz Gustavo Kass Mwosa e “Engenharia 4.0 — Validação Virtual do Produto”, com o Coordenador de Engenharia na MANN+HUMMEL, Paulo S. A. Antunes.

Para encerrar as abordagens do segundo dia, o painel “Impacto da Indústria no 4.0 na Transformação do Plástico” concluiu o tema, reunindo os palestrantes para discutir o assunto.

3°dia: Inovação e Sustentabilidade

Durante o dia 18, última data do evento, foi apresentado o Panorama Global da Indústria e pela Transformação Digital, com o tema Plástico em Transformação, tendo como principal abordagem a sustentabilidade.

Foram apresentadas iniciativas nesse sentido, como o uso de polímeros de fontes renováveis e pesquisas de materiais sustentáveis realizada pela Escola de Engenharia de São Carlos, com destaque para nanocelulose.

Gustavo de Souza, CEO da Nanobees, destacou a importância de uma mudança nos padrões de consumo, com foco na economia circular.

Além disso, foi abordada a importância do grafeno para otimizar a utilização do plástico, já aplicado em diferentes setores como construção civil, automotivo, saúde, cosméticos e outros.

Flávio Ferreira, head of Regional Packaging Latam da Reckitt, a redução, reuso e reciclagem do plástico passam necessariamente pela tecnologia, o que requer investimentos para que se desenvolva.

Se você perdeu essa oportunidade, não precisa se preocupar! As palestras ainda estão disponíveis no site https://app.swapcard.com/event/plastico-brasil-xperience.

E a próxima edição será presencial, já com data e local marcados: de 27 a 31 de março de 2023, na São Paulo Expo. 

Sobre a Plástico Brasil Xperience

A Plástico Brasil Xperience foi iniciada em 2021 e com apenas um ano de existência, já promoveu muita troca de informação e vem apresentando crescimento constante.

No ambiente digital gratuito, é possível acessar conteúdo exclusivo e oportunidades de negócio, com eventos digitais realizados durante o ano todo.

Fontes:

https://portalradar.com.br/plastico-brasil-xperience-comeca-a-aquecer-o-setor-para-a-plastico-brasil-2023/

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/panorama-global-da-industria-da-inicio-a-plastico-brasil-xperience

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/voce-ja-conhece-plastico-brasil-xperience

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/plastico-brasil-xperience-participe-deste-encontro-online

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/destaques-na-programacao-da-plastico-brasil-xperience

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/transformacao-digital-e-tecnologias-habilitadoras-sao-destaque-na-plastico-brasil

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/plastico-brasil/sustentabilidade-da-o-tom-do-ultimo-dia-da-plastico-brasil-xperience-2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *