Plástico na construção: maior durabilidade e alta tecnologia

sacolas plástico
Plástico, papel ou tecido: qual é a melhor solução para o meio ambiente?
julho 7, 2023
beneficios plastico
Os seis benefícios do plástico: entenda a importância desse material
agosto 4, 2023
sacolas plástico
Plástico, papel ou tecido: qual é a melhor solução para o meio ambiente?
julho 7, 2023
beneficios plastico
Os seis benefícios do plástico: entenda a importância desse material
agosto 4, 2023

Plástico na construção: maior durabilidade e alta tecnologia

plástico construção

Vários setores são beneficiados com a utilização do plástico, que por ser um material leve e resistente, pode ser aplicado para diversas utilidades. Neste artigo, vamos abordar como o plástico pode ajudar o setor de construção.

Concreto: um bom material, mas que precisa de uma “forcinha”

O concreto é um material amplamente utilizado no mundo (produz-se aproximadamente 75 vezes mais concreto do que plástico), sendo extensivamente aplicado na construção de prédios, estradas, pontes, barragens, paredes marítimas e muito mais.

No entanto, o concreto é um pouco frágil e possui resistência limitada à tração (ou seja, quanto estresse pode suportar). Essa é uma das razões pelas quais prédios de concreto às vezes falham em terremotos.

Para proporcionar maior sustentação, o concreto é frequentemente combinado com barras de aço, conhecidas como “vergalhão”. Esses vergalhões melhoram significativamente a resistência das estruturas, tornando-as mais seguras.

Os vergalhões resolvem o problema?

Mesmo o reforço estabelecido com o uso de vergalhões traz algumas desvantagens. Com o tempo, o aço pode corroer quando entra em contato com o sal, com certos produtos químicos e também com a umidade.

Essa corrosão faz com que a barra de aço se expanda, o que estressa o concreto e pode criar fissuras. Essas fissuras, por sua vez, expõem mais concreto e aço ao ambiente, e o processo de deterioração piora.

Mais preocupante ainda, a corrosão pode causar o “desplacamento”, ou seja, quando pedaços de concreto se soltam completamente das barras de aço, expondo esse aço aos elementos que causam a oxidação e consequentemente, a corrosão.

Isso agrava ainda mais o problema, levando a uma deterioração ainda maior. A estrutura precisa ser reparada (o que requer tempo e dinheiro)  ou perde a integridade estrutural e precisa ser substituída.

Você já enfrentou alguma estrada ou ponte que estava sendo consertada, fazendo com que se atrasasse para um compromisso? Não raro, esses reparos são necessários devido os efeitos da corrosão.

Além disso, as barras de aço tendem a interagir com campos elétricos, magnéticos e de rádio, o que torna o seu uso menos ideal em algumas instalações de geração de energia, eletrônicas e elétricas..

Apesar dessas desvantagens, as barras de aço ainda são amplamente utilizadas para reforçar o concreto.

Plástico: solução eficiente e sustentável

Para evitar a corrosão, uma boa saída é utilizar compósitos plásticos para reforçar as estruturas de concreto. Esses compósitos são comumente chamados de polímeros reforçados com fibras ou FRP.

Tecnologias inovadoras permitem a criação de compósitos duráveis que estão gradualmente encontrando seu caminho para uma infraestrutura mais resistente. Na verdade, a indústria da construção hoje é um dos maiores usuários de compósitos plásticos. Um estudo menciona:

“Com o avanço da tecnologia moderna, os FRPs surgiram como uma alternativa atraente para o reforço e fortalecimento de estruturas de concreto devido às várias vantagens que oferecem em relação aos materiais de construção tradicionais, como concreto e aço… a integração de materiais FRP agora é mais natural (e frequente) em projetos de construção de infraestrutura”.

Os compósitos plásticos, como o FRP, têm se mostrado eficazes para aumentar a resistência e durabilidade das estruturas de concreto existentes, reduzindo o risco de corrosão e aumentando a capacidade de suportar cargas adicionais. Essas inovações estão impulsionando o desenvolvimento de uma infraestrutura mais resiliente e sustentável, e a tendência é que sua utilização se torne cada vez mais comum em projetos de construção de infraestrutura ao redor do mundo.

As vantagens dos compósitos plásticos

O primeiro benefício a ser destacado quanto ao uso do plástico para reforçar estruturas de concreto é a leveza do material em relação ao aço. Uma ponte típica, feita com barras de aço, é basicamente um peso morto, o que limita seu comprimento e carga.

As pontes de FRP são relativamente leves e constituem de 30% a 60% do peso das estruturas tradicionais.

Outras vantagens podem ser citadas, como a alta tolerância à corrosão ambiental, facilidade de construção e baixo custo de reparo. Portanto, as pontes de FRP podem ser amplamente utilizadas como passagens elevadas em rodovias, ferrovias e ruas.

Vale citar que o plástico pode ser combinado com outros materiais, como fibras de vidro ou carbono, para a obtenção de estruturas ainda mais resistentes.

Esses são apenas alguns exemplos. As barras de polímero reforçadas com fibra de vidro (GFRP) e produtos compostos plásticos semelhantes estão sendo cada vez mais utilizados em diversos projetos.

Uma infraestrutura resiliente e durável reduz a pegada ambiental das atividades de reparo, demolição e reconstrução de edifícios, estradas e pontes envelhecidas, trazendo mobilidade aliada à sustentabilidade.

Fonte: https://plasticmakers.org/plastic-composites-more-than-the-sum-of-their-parts/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *