O propósito do plástico descartável

plásticos descartáveis
Por que precisamos dos plásticos descartáveis?
novembro 3, 2023
mala plástico
Mala feita de plástico é durável, resistente e reciclável
novembro 17, 2023
plásticos descartáveis
Por que precisamos dos plásticos descartáveis?
novembro 3, 2023
mala plástico
Mala feita de plástico é durável, resistente e reciclável
novembro 17, 2023

O propósito do plástico descartável

propósito plástico descartável

Os consumidores se beneficiam das vantagens em custo, conveniência e eficiência energética que os itens descartáveis oferecem. Mas o uso de itens como sacolas plásticas, garrafas, utensílios e canudos exige que os usuários se comprometam a descartá-los adequadamente — seja reciclando-os ou, no mínimo, garantindo que eles sejam jogados em um recipiente de resíduos apropriado.

Muitos desses itens foram introduzidos por razões específicas. Por exemplo, os utensílios de plástico descartáveis tornaram-se populares entre os americanos na década de 1960. Eles eram usados em casa e em restaurantes para cortar custos de mão-de-obra e a energia necessária para limpar talheres tradicionais. 

Os plásticos descartáveis também reduziram a propagação de doenças. No final dos anos 70 e início dos anos 80, as sacolas plásticas foram introduzidas para lidar com preocupações sobre quantas árvores estavam sendo cortadas para produzir sacolas de papel, que eram mais comuns na época. Desde então, o processo de fabricação desses produtos tornou-se mais eficiente. Hoje, muitos outros itens plásticos são projetados para serem usados apenas uma vez, oferecendo benefícios além da conveniência e economia de custos e, em última análise, apoiando a saúde pública. Por exemplo, produtos plásticos descartáveis que previnem a propagação de infecções são cruciais na indústria médica. Instrumentos como seringas, aplicadores, testes de drogas, bandagens e envoltórios são frequentemente feitos para serem usados uma única vez.

Além disso, produtos plásticos de uso único têm sido utilizados na luta contra o desperdício de alimentos, mantendo alimentos e água mais frescos por mais tempo e reduzindo o potencial de contaminação. Devido à sua segurança, flexibilidade e custo-benefício, o plástico é o material de escolha para esses tipos de produtos.

Todos nós obtemos vantagens dos plásticos descartáveis. No entanto, muitos desses produtos não são projetados para serem reutilizados, fator que impede a reciclagem. Ao mesmo tempo, muitas pessoas jogam os itens diretamente no lixo sem nenhum tipo de separação ou destinação adequada, jogando o plástico em aterros, ou pior ainda, na natureza.

O ideal é que todos esses produtos fossem coletados adequadamente e transformados em novos objetos de utilização, em outras embalagens ou até mesmo convertidos em energia.

Diversas empresas estão criando novas maneiras de enfrentar esses desafios, tornando mais lucrativo reciclar um produto plástico do que jogá-lo fora ou enviá-lo para aterros. Exemplos incluem:

– Trex: Esta empresa de decks utiliza sacolas de supermercado recicladas, sacos de pão, sacolas de lavanderia e outros para fazer produtos para exteriores responsáveis ambientalmente.

– BD: uma das maiores empresas de dispositivos médicos do mundo, fabrica vários produtos usando uma variedade de materiais reciclados para sua marca Recykleen™.

– Compromissos de Marcas: Algumas das maiores empresas do mundo se comprometeram a eliminar a quantidade de resíduos que enviam para aterros sanitários ou a usar mais materiais reciclados em seus produtos e embalagens, criando assim um mercado maior para o conteúdo reciclado e incentivando os recicladores a expandirem suas operações para coletar mais materiais.

Além disso, temos grandes marcas envolvidas no uso de plástico com mais inteligência. A Coca-Cola se comprometeu a coletar e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata que vende em todo o mundo até 2030. A PepsiCo criou o objetivo de projetar todas as suas embalagens para serem recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis, enquanto aumenta o uso de materiais reciclados e diminui o impacto de carbono de suas embalagens. A SC Johnson estabeleceu a meta de não enviar resíduos de fabricação para aterros a partir de suas fábricas até 2021, um processo que incluirá o aumento da reutilização e reciclagem. A John Deere anunciou um compromisso de reciclar 75% de seus resíduos totais até 2018. A Ford Motor Company definiu uma meta de cinco anos para reduzir resíduos enviados a aterros em 40% por veículo e continua a expandir o uso de conteúdo reciclado em seus veículos, particularmente no desenvolvimento de novos tecidos para estofados. 

Entre as montadoras, podemos citar a Toyota, que se comprometeu a criar uma sociedade baseada em reciclagem através do uso de materiais ecológicos, o uso de peças de automóveis por mais tempo, o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e a fabricação de novos veículos a partir dos antigos. A Nissan estabeleceu a meta de aumentar a taxa de uso de materiais reciclados por novos veículos em 25% no Japão, nos EUA e na Europa.

Temos ainda mais exemplos de empresas comprometidas com a sustentabilidade. Em suas lojas, a ANN INC. fornece sacolas de compras feitas com entre 40% e 80% de resíduos pós-consumo. A Clorox estabeleceu a meta de ter 10 sites de fabricação sem resíduos para aterros até 2020. A Ecover, empresa que fabrica produtos de limpeza ecológicos, disse que todas as suas garrafas seriam feitas com 100% de plástico reciclado até 2020. A empresa de embalagens Amcor se comprometeu a tornar todas as suas embalagens de produtos recicláveis ou reutilizáveis até 2025. As garrafas de água da Danone usadas pela marca Evian serão feitas com 100% de plástico reciclado até 2025. A Unilever se comprometeu a tornar 100% de suas embalagens plásticas recicláveis até 2025. O Walmart anunciou que até 2025, 100% das embalagens de seus produtos de marca própria seriam recicláveis.

Para que essas soluções sejam possíveis, é fundamental descartar adequadamente os plásticos descartáveis. Toda pessoa que escolhe produtos de uso único tem a obrigação de garantir que esses itens sejam reciclados ou descartados em uma lixeira e mantidos fora do meio ambiente. Quando reciclados ou convertidos em energia, esses itens podem continuar a ter um impacto positivo em nossas vidas, estendendo sua vida e seu valor além de um único uso.

Fonte:

https://thisisplastics.com/environment/the-purpose-of-single-use-plastics/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *